sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Predestinação vs Onisciência

  A ideia desse post é criar uma discussão em cima deste assunto tão polêmico. Colocarei, claro, meu ponto de vista acerca do assunto e você também poderão incluir o de vocês. Peço, que usem como base a bíblia sagrada e não será permitido comentários que faltem com o respeito aos demais, respeitem a opinião um dos outros.

  Desde muito tempo, um assunto muito importante para a vida cristã, é a salvação. Todos que servimos a Cristo, esperamos alcançar nossa tão sonhada pátria, lugar onde não será necessário o sol, pois Cristo será a luz. Lugar onde cantaremos eternamente ao nosso Deus, onde não haverá dor, morte, pecado, angústia, lugar de delícias, onde estaremos para sempre, com nosso Pai. Essa é uma verdade absoluta, a esperança da vinda de Cristo, e inclusive a bíblia nos ensina a nos confortarmos com essas palavras (que promessa maravilhosa né?).
  Até aqui, tudo bem. Muitos glórias e alegrias vieram em nossas mentes com essa promessa que Deus nos fez, mas a discussão começa aqui. Quem serão os salvos? Há predestinados para a salvação? Deus escreve o nome da pessoa no Livro da Vida, aí a pessoa peca e Deus apaga o nome, depois a pessoa se converte de novo e Deus reescreve o nome e nisso fica?

  Uma das atribuições de Deus é a Onisciência, que é o saber de tudo, tudo que existiu, tudo que existe e tudo o que vai existir. Outras atribuições dada a Deus pela bíblia é que Deus é o Alfa e o Ômega, princípio e o fim, Deus não está preso na esfera de tempo como nós, humanos, Deus simplesmente é e pronto e acabou.
  Deus é conhecedor de tudo. Deus sabe todas as minhas decisões, caminhos, vontades, que tomarei até o último dia de vida, Deus sabe quando, como e onde vou morrer. Deus sabe quantos filhos terei, e quando meus filhos vão morrer e como vão morrer, quantos filhos vão ter. Enfim.
  Vejo nos dias de hoje, as pessoas fazendo muita confusão acerca disso, dizendo que Deus predestina pessoas ao céu ou ao inferno por não entenderem o significado da onisciência. Deus não predestinou ninguém ao céu ou ao inferno, mas Deus sabe exatamente quem será salvo e quem não será, o fato de "saber" não significa que Deus predestinou, Deus apenas sabe. Qual seria a lógica de Deus predestinar pessoas para o inferno se Deus ama a todos nós? Todos nós, salvos e não salvos.

  Deus predestinou para a vida humana, missões e obras. Deus escolheu Moisés, Davi, Eliseu, Elias, Jideão, e por aí vai, mas Deus os escolheu para a obra, mas realizar a obra de Deus não nos garante a salvação, aliás, nada que façamos nos garante a nossa salvação. Vamos aos pontos comuns das duas teorias.

- A salvação NÃO depende de nós.

   A salvação depende unicamente de Cristo, só somos salvos hoje, pelo sangue de Cristo derramado na cruz do calvário. Posso ser músico (que realmente sou...), posso ser pregador, expulsar demônios, ser missionário, doar todas as minhas riquezas, nada disso me dará a salvação.

- Somos salvos pela graça.
 
  Deus resolveu nos salvar por que Ele quis, nada tínhamos para que Deus queresse nos salvar, no entanto, após o pecado do Homem, lá no Jardim do Éden, Deus planejou o plano para que a humanidade pudesse se salvar, e esse plano se consumou em Cristo, mas Deus fez isso por que Ele quis e não por que tinha que fazer ou por algum interesse em nós, Deus não precisa de nada, nem de ninguém, Deus é Deus independente de qualquer existência.

- Aquele que é verdadeiramente alcançado pela graça, jamais se desvia dela.

  Quando verdadeiramente, reconhecemos o sacrifício de Cristo na cruz, jamais nos desviamos do evangelho, e se alguém se desvia, é por que na verdade, jamais reconheceu o grande sacrifício de Cristo. Hoje há muita confusão em "convertido" e convencido", tem muita gente na igreja convencida que é cristã, e se convencer disso, não significa que é convertido.



  Deus escolhe pessoas para fazer a Sua obra. Foi assim com os profetas, é assim com os pastores de nossa atualidade, mas esse "escolher" não é predestinar a salvação, como dito, nada do que façamos nos garante a salvação, mesmo fazer a vontade de Deus (que de uma forma ou de outra, faremos).

  Não faz muito sentido Deus escolher pessoas para ir para o inferno e pessoas para ir ao céu, se fosse assim, também não faria muito sentido as missões mundiais, menos ainda, pregar o evangelho, afinal, todos estão predestinados, e sendo assim, seguirão conforme a predestinação, a partir do momento que a ordem de Jesus foi "ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura" foi por que Deus, quer fazer com que todos conheçam o evangelho, todas as nações, agora se aquela nação, vai ou não ouvir o evangelho, isso será com eles, mas Deus sabe quem vai ou não dar ouvidos à pregação da verdade, mas Deus quer que todos tenham a oportunidade de saber quem é Cristo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário