sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A Igreja de Corinto Moderna

  Talvez, uma das Igrejas que mas deu dor de cabeça para o Apóstolo Paulo. A igreja de Corinto era faccionada, individualista, preconceituosa, orgulhosa, enfim, dura foi a carta de Paulo para a Igreja de Corinto. Nos dias de hoje lemos o Livro de Corintios, tomamos as palavras de Paulo, inspiradas pelo Espírito Santo, mas o problema da igreja de Corinto, está bem presente nos dias de hoje.

  Vamos conhecer um pouco da igreja de Corinto.
  A igreja de Corinto foi fundada pelo Apóstolo Paulo, mas, cerca de três anos depois de sua fundação, a igreja desviou-se do foco e das doutrinas deixadas pelo Apóstolo Paulo.
  Logo no primeiro capítulo de 1º Coríntios, Paulo reconhece que a Igreja de Corinto, era uma igreja muito abençoada por Deus. Era rica nos dons espirituais, a tal ponto, que todos os dons espirituais existia na igreja de Corinto. Lá, havia os dons de profecia, línguas estranhas, revelação, enfim... Uma igreja fervorosa. Ao decorrer do tempo, a igreja se desviou dos padrões doutrinários deixados por Paulo e é aí que o problema começa.

Vou falar sobre os problemas, e dar as referências para que você possa ler na bíblia, qual é o certo e qual é o errado, não vou opinar, embora, tenha meus conceitos, vou deixar que cada um veja com os próprios olhos, quais eram as doutrinas que o Apóstolo Paulo verdadeiramente deixou para a igreja, aqui falarei apenas dos problemas e darei as referências.

- Divisões
  No último ano de Paulo, na cidade de Éfeso, o Apóstolo recebe a informação que a igreja de Paulo não estava muito bem das pernas.
  A igreja estava divididas em grupos, baseando em pessoas que fizeram parte da igreja. Havia uns que diziam ser de Paulo, outros que diziam ser de Apolo e havia ainda, aqueles que diziam-se ser de Cristo, sendo assim, cada grupo ignorava a doutrina do outro, o grupo de Cristo, ignorava a doutrina dos que eram de Paulo e de Apolo, e por aí dá para se imaginar a situação. A confusão que era! Imagina. Fulano era professor da EBD e era do grupo de Paulo, então o pessoal de Apolo e de Cristo não iam na aula, pois o professor era do grupo de Paulo, e assim ia. Situação bem complicada! Esse era apenas um dos problemas. (1º Corintios Cap.1)

- Problemas doutrinários
  Além das facções, havia problemas doutrinários (semelhantes aos de hoje, e que faço toda a questão de expor alguns exemplos logo mais abaixo no post). Bom, vamos lá. Entre os problemas doutrinários encontrados, (qualquer semelhança, reclame com a bíblia). Um dos grupos não aceitava a ressurreição dos mortos (1º Corintios Cap 15). Havia problemas com respeito a liberdade cristã, "Pode ou não comer carne ou alimentos oferecidos a ídolos?" Alguns diziam que sim e, retalhavam os que não comiam, os que não comiam se escandalizavam com os que comiam (1º Coríntios Cap 10). Havia ainda, os que acham que casar é mais espiritual que ficar solteiro, outros achavam que estar solteiro é mais espiritual que casar (1º Corintios Cap.7).
  Outro problema muito sério, além dos citados acima, referia-se ao culto, e aqui Paulo pega pesado e dá uma dura resposta aos pentecostais e igrejas do fogo de hoje em dia. A igreja de Corinto, era cheia dos dons espirituais, no entanto, eram usados de forma totalmente desorganizada e sem sentido. Havia os que falavam em línguas, o problema é que ninguém entendia nada. Havia os que profetizavam. O que acontecia na igreja de Corinto era mais ou menos o que ocorre hoje nas igrejas "do fogo". É irmão levantando do banco no meio da pregação e falando em línguas ou profetizando, é pastor orando em línguas estranhas, ministro de louvor cantando em línguas estranhas. Línguas estranhas, é edificação própria (apenas), então, deve ser dito entre o homem e Deus, e não ao povo. Profetizar em momento de pregação? O Espírito Santo jamais vai usar duas pessoas ao mesmo tempo na igreja, e fazer com que uma atrapalhe a outra, mas vou parar por aqui, vamos ver o que diz o Apóstolo Paulo sobre isso.
  No Capítulo 14 de Coríntios, a bíblia descreve que não havia ordem entre os profetas, era um falando junto com o outro, uma bagunça só, de modo que ninguém entendia ninguém. Ainda no capítulo 14, Paulo orienta em como as coisas devem acontecer, fala acerca das línguas estranhas, fala da ordem que deve ter nas profecias e por aí vai. Dá uma lida lá, no capítulo 14 que você verá o que o Apóstolo Paulo ensina.
  No capítulo 11 de Coríntios, o Apóstolo mostra dois problemas, o primeiro era as mulheres que queria mostrar que não havia diferença entre homem e mulher dentro da criação, e ainda havia um problema no momento da Santa Ceia, onde havia até alguns que se embriagavam com vinho, enquanto outros nada tinham para Ceiar.
  Outro problema, é que os "mais espirituais", definiam a atuação do Espírito Santo, mediante ao tipo de dom que cada um tem, então se determinada pessoa não fazia tal dom espiritual, este não era cheio do Espírito Santo. Nos dias de hoje, tem uma doutrina redondamente errada, que o indivíduo só é batizado com o Espírito Santo se falar em línguas estranhas, do contrário não. Bom, o Apóstolo Paulo fala do contrário acerca disso.

 - Problemas morais
 Havia também na igreja de Corinto, sérios problemas morais. Havia inclusive inclusive, um dos irmãos estavam processando o outro em um tribunal secular. (Coríntios Cap. 6). Ainda no capítulo 6, havia a descrição de que um grupo estava voltando a prática da Prostituição Religiosa (muito comum no dia de hoje).
  No Capítulo 5 de Coríntios, um determinado irmão, estava tendo "um caso" com a própria madrasta, e para piorar a situação, o assunto era de conhecimento da igreja e da região ao redor (naquela época, já existia a fofoca). Nesse texto, entra um tema, muito debatido hoje e mau entendido, mas não é assunto para essa postagem, e nem o momento para isso, e também creio não ser algo prudente debater esse assunto aqui por diferentes motivos, mas o que havia nessa igreja, era um problema sério, pois a igreja não tomou atitude, e quando Paulo dá a cajadada, ele dá na igreja, e não na liderança. Tem muita liderança hoje em dia, fechando os olhos para muita coisa dentro da igreja, o caso é absurdo, mas todo o problema da igreja de Corinto é pela falta de conhecimento e coragem de impor a sã doutrina nos membros.

Vamos agora, contextualizar os problemas para os dias de hoje.

Divisões - A pelo menos uns 5 anos, as maiores denominações, vem se atacando mutuamente. Edir Macedo criticar o Waldomiro Santiago, que critica o R.R Soares que critica o Silas Malafaia, que critica o Edir Macedo, nesse meio, essas igrejas criticam os rituais das igrejas pentecostais (cair no espírito, e outras ações ditas do espírito), as igrejas pentecostais criticam as igrejas maiores pela alta petição de dinheiro, mas as mesmas colocam identificação nos envelopes de dízimo e vão até na casa dos membros para cobrar o dízimo.
  Há muitas heresias dentro das igrejas nos dias de hoje, mas essas heresias devem ser combatidas com base na bíblia. A uns anos atrás, a rede Aleluia publicou um vídeo, que mostra o cair do espírito santo em uma igreja "do fogo" e mostra ao lado, um vídeo de um centro de macumba. Também sou contra o cair do espírito (praticado por aí), mas ridicularizar o culto de outras denominações? Detalhe, o vídeo não mostrou sequer um versículo para apoiar a crítica. O cristão vive da bíblia, e o cristão usa a bíblia. A igreja "do fogo" certamente está equivocada em sua prática doutrinária, mas a igreja Universal pecou feio na questão moral, ao ridicularizar uma igreja, a mesma igreja que tem como nome sessão do descarrego, uma de suas reuniões, nome dado a sessões espíritas, entre outras práticas por parte da igreja universal, que não possuem embasamento bíblico e também são parecidas com práticas do ocultismo e espiritismo, e era exatamente isso que ocorria em Corinto, os do grupo de Paulo criticavam a conduta do grupo de Apolo, mas na verdade as duas condutas se assemelhavam em certos pontos de maneiras diferentes.

Problemas doutrinários - Além dos citados acima, há fortes problemas doutrinários nos dias de hoje. "Uma vez salvo, salvo para sempre", "Predestinação", "Adoração extravagante", "G-12", "Batismo no Espírito Santo", "Cair do Espírito".
Meu ponto de vista acerca de alguns assuntos, é que, Deus deu a inteligência ao homem, mas certas coisas Deus ocultou de nós, pois não é para nós sabermos. Deus deu a Adão e Eva, milhares de frutas para comerem até se fartarem, além de legumes, verduras, Adão e Eva tinham absolutamente TUDO no Jardim do Édem, mas preferiram se interessar pela a única coisa que Deus disse NÃO, e a consequência disso, foi a expulsão dos dois do Jardim, e ter que trabalhar para ter as coisas. Nos dias de hoje, vários assuntos que precisam ser estudados e melhor entendidos, mas preferem estudar algo que Deus não deixou claro na bíblia como funciona. O fato é, se nós soubéssemos sobre a nossa salvação 100%, criaríamos meios de dar o "Jeitinho" de pecar e ainda sermos salvos. Não existe na Terra, céu ou mar, alguém que entenda melhor o ser humano do que o próprio Deus, afinal, Deus criou tudo o que somos, cada neurônio foi desenvolvido pelo próprio Deus, cada pensamento que temos, Deus sabe, cada pensamento que vamos ter, Deus também sabe, então Ele sabe o que é para nós sabermos e o que não é. A bíblia diz a idade de Deus? A bíblia diz como Deus nasceu ou surgiu? Sobre a salvação, a bíblia também não traz exatamente como ela funciona, a única coisa que a bíblia diz é, que nós somos salvos unicamente pela graça, e que não há nada que possamos fazer para alcançarmos a salvação, Cristo morreu e ressuscitou e isso nos garante a nossa salvação, unicamente isso, mas tem gente por aí se bicando por conta disso. Os demais assuntos que apontei, acontecem a mesma coisa. Nossa combate é contra as heresias, e mais, não há necessidade de defendermos a são doutrina, o próprio Deus preserva a sã doutrina, o que ocorre é que, nós criamos nossas doutrinas em cima da sã doutrina da bíblia e, essa nossa doutrina, Deus está pouco se lixando pra isso, então nós precisamos realmente fazer defesa, então quando brigamos, não estamos defendendo a sã doutrina, estamos defendendo a doutrina que acreditamos defender. Coloquem na cabeça o seguinte, DEUS NÃO PRECISA DE NÓS, Deus nos ama, Deus cuida de nós, ou seja, NÓS É QUEM PRECISAMOS DE DEUS. A ordem de Deus é espalhar a sã doutrina a toda criatura.

Problemas morais - Thales Roberto esses dias, disse que vai cantar música secular, pois no meio evangélico, a música é muito ruim (em outras palavras, claro). Essa declaração, é uma falta de moralidade, Deus deu o talento a cada um, para que cada um dedique a Deus esse talento, então se Thales gosta ou não da música evangélica, problema é dele, pois quem deve receber e se agradar do louvor, é Deus.
Vejo pastores excluindo irmãos por conta de pecados ditos morais. É uma pintura, é uma roupa, é um emprego, o problema, é que nessa mesma igreja, é completamente dividida, todo mundo fala mau de todo mundo, mas vamos excluir o irmão que usou maquiagem, ou entrou para a Polícia e matou um bandido. Preciso dizer mais? Existe muita doutrina dentro da igreja, que são baseadas em cultura e não na bíblia. Há alguns pecados, muito recriminados por aí, que a bíblia não dá embasamento, o embasamento surge com interpretações equivocadas da bíblia, pois é pego versículos isolados e a partir dele é feito toda uma doutrina, a bíblia é um todo e não apenas um versículo, a bíblia responde a si própria (princípio da hermenêutica).

Minha pergunta é.

Se o Apóstolo Paulo existisse hoje? Como seria o sermão dele hein?





3 comentários:

  1. Por isso devemos odecer a palavra de Deus, e estar sempre com a visao espiritual abierta, para nao sermos enganados. Apóstolo Paulo usado por Deus se preocupava muito com as almas. Esse tema sobre corinto e muito bom.

    ResponderExcluir