sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Egocentrismo Cristão


O egocentrismo cristão, causado em grande parte pelo orgulho, está sendo um tema muito disseminado em músicas gospeis e tudo mais.
  O egocentrismo, sempre foi uma realidade humana. A ciência, sempre tentando provar que o "ser humano" é o centro de tudo, e que tudo aconteceu por causa da raça humana, acreditar que há um Ser bem maior e mais poderoso que nós, é muito difícil, pois isso fere em muito, nosso orgulho, mas o problema é que esse egocentrismo chegou nas veias cristãs, hoje, principalmente as músicas, vem centrando muito o eu, e deixando de lado o que realmente é importante. Citarei abaixo algumas canções e exemplos.


- Sabor de Mel (Damares).

"[...] Vão dizer que você nasceu para vencer, e já sabiam por que você tinha mesmo cara de vencedor [...] Quem te viu passar pela prova e não te ajudou, vão estar na plateia e você no palco [...]".

  A letra, aparentemente de vitória, na verdade, mostra a vaidade humana em "estar por cima, em evidência", mas não é isso que a bíblia diz.
Romanos 11:36 diz: "Por que dEle, por Ele, e para Ele são TODAS as coisas." Tudo o que temos, é para Cristo, e tudo o que somos é por causa de Cristo, isso inclui as pessoas que supostamente não te apoiaram na prova. Deus jamais olha alguém como superior a outro, Deus olha a todos nós de igual maneira, Deus enviou Jesus para que todos pudessem alcançar a salvação, claro que boa parte, não será alcançada, mas o sangue de Cristo é suficiente para limpar qualquer pecado de qualquer pessoa.
  A bíblia nos ensina, a ajudarmos uns aos outros, e não estar em evidência um sobre os outros.
  A prova é individual, então, se ninguém ajudar é normal, afinal é uma prova, e ela é individual, mas o fato de passar pela prova não significa que estarei em evidência. A bíblia diz que devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (Romanos 12:15). O fato de eu ter vencido uma prova, significa que devo me alegrar junto a meus irmãos em Cristo, mostrando a eles o agir de Cristo em minha vida, de forma que estes, também sejam alcançados pelo poder de Cristo, então até nossas vitórias, são para Cristo. Essa ideia de estar no palco e restante na plateia, é simplesmente rechaçada pela bíblia e não tem base ou fundamento algum. Isso é uma atitude de pessoas ambiciosas e egoístas, pois pessoas que estão em Cristo, compartilham das vitórias com todos e não jogam na cara de outros que venceu e outros não. Vamos acordar povo de Deus!

Usamos uma música. Agora vamos usar um termo muito usado em pregações.

  As ditas pregações de vitória, mostram que você vai vencer, vencer e vencer. Tem pessoas que acham que vencer na vida é tudo que se pode ter e se acomodam nessa triste ilusão.
  Uma casa e um carro não é suficiente, precisa ter duas casas, três carros. Sem mensalista também não conta, tem que ser é empresário, isso é benção de Deus, por que alguém "determinou" que isso acontece. Vamos por parte.

Eclesiastes 1 a partir do versículo 3. (Leia em sua bíblia).

  Aqui, o pregador, mostra o qual inútil é nossa luta no dia a dia aqui, nossas conquistas aqui na terra, nada adianta e pelo contrário, trás enfado e cansaço.

  No novo testamento, Jesus nos ensina lá em Mateus 6:19 a juntar tesouros no céu. O que a bíblia está dizendo é que, não é errado termos uma boa vida aqui, não é errado gozarmos das coisas terrenas, errado é colocarmos nosso coração em tais coisas, nossa maior conquista é a salvação, e essa salvação foi dada gratuitamente a nós através de Cristo. Em Gênesis Deus fala que, do que plantar o homem comerá.
  Hoje as pessoas vão para a igreja, afim de receber uma benção, cantam músicas que massageiam o ego, pregam pregações que trazem esperança na vida terrena. Quando foi a última vez que fomos a igreja buscar por alguém, ou por um grupo? O que nós queremos é a nossa benção, nossa vitória, e que se dane o outro, afinal, é cada um por si e Deus por todos, mas não é isso que Deus ensina, Deus nos ensina a dividir nossas alegrias.

  Hoje, dia 16/08/2015, está havendo em diversas cidades brasileiras, protestos contra a nossa atual presidente Dilma, no entanto, cadê os cristãos orando por nossa nação? Quantos entregaram nosso país nas mãos de Deus? Poucos, pois a benção individual é mais importante.

  O egocentrismo cristão, tem afetados nossas preces, nossos clamores, e tem nos levado cada vez mais para longe do que é mais importante, a salvação da nossas almas. O fato de Deus ter dado uma cura, um carro, uma casa, não significa que estamos salvos, podemos muito bem ter tudo isso e perecer no inferno eternamente.

E aí, onde está o seu coração?









Nenhum comentário:

Postar um comentário