sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A oração

  A oração é uma forma de falarmos com Deus, através dela, agradecemos por tudo que recebemos, adoramos e pedimos algo que precisamos, pedimos perdão por nossos pecados, é um canal que temos para chegarmos a Deus estabelecido por Jesus. Há hoje por aí, muitos que falam de diferentes tipos de oração, e falaremos um pouco sobre isso.
  Em Lucas 11:1. Jesus estava a orar, e ao terminar, um de seus discípulos pede a Cristo, que os ensine a orar, e Cristo ensina a oração do Pai Nosso.

  Hoje, foram criadas diversos tipos de oração, orações fortes, orações fracas, orações da fé, orações disso, daquilo, enfim, mas não foi isso que Cristo ensinou. Cristo nos ensinou uma única oração, que serve como molde para a nossa oração, falaremos sobre esse molde mais adiante, vamos primeiro falar acerca das invenções da oração.

- Oração da fé

  Toda oração É DA FÉ, afinal, precisamos de fé para entender que um Deus, ao qual não vemos, irá receber nossa petição. Se a pessoa não acredita na existência de Deus, essa pessoa simplesmente, não ora, então, toda a oração é da fé. (Note que estamos falando do meio cristão, não levo em consideração outras religiões, pois a fé, só vem do ouvir a palavra de Deus).
  Empregam muita a essa nomenclatura de oração, as orações fortes, clamores para uma cura, ou para expulsar demônios. Expulsar demônios é Autoridade, que Deus deu a nós pelo nome de Cristo (Lucas 10:19-21, Mateus 16:17) Não expulsamos um demônio por conta de uma oração, expulsamos um demônio por intermédio do poder do nome de Jesus.

- Oração forte

  Mesmo princípio da oração da fé, toda oração é forte quando feita com fé, afinal, estamos orando a Deus, e quem é mais poderoso que Deus? (Mateus 17:20). Acredito que mover uma montanha de um lado para o outro é bastante força né? Meu questionamento. Se existe a oração forte, como seria então a oração fraca?

  Há ainda outras orações, oração da humilhação, oração do descarrego, oração disso, é tanta oração que perderia aqui, um bom tempo descrevendo elas, vamos ao que interessa.

  A oração do Pai Nosso, ensinada por Jesus (não sei em que classificação de oração está esta para esses inventores de todos esses tipos de oração), possui tudo que precisa haver em uma oração. A oração do Pai Nosso é um molde, vamos observá-la.

"Pai nosso que estás no céu,
Santificado seja o Vosso Nome,
Venha nós o Teu reino."

Essa primeira parte da oração, é uma reverência a Deus, reconhecendo a quem Deus é e o adoramos por conta disso.

"O pão nosso de cada dia nos dia hoje"

Essa é a segunda parte da oração, que é uma petição. Pedimos a Deus que nos sustente, que nos dê a Sua benção.

"Perdoe nossos pecados,
Assim como temos perdoado a quem tem nos devido".

Essa é a terceira parte da oração, que é um problema sério. Na primeira parte é um pedido de perdão, mas na oração, o que não notamos, é que pedimos perdão pelos nossos pecados com uma condição, perdoar a quem nos ofendeu, ou seja, nessa oração ensinada por Jesus já tem uma resposta, se queremos perdão de Deus, precisamos perdoar primeiro (simples e direto).

"E não nos deixe cair em tentações,
Mas livra-nos do mau"

Outra petição, aqui pedimos a Deus por nossa vida espiritual, pedimos a Deus para que Ele nos ajude a ser fiel e pedimos também a proteção de Deus.

"Pois Teu é o reino, a honra e a glória para todo sempre."

Aqui, é mais um reconhecimento da santidade de Deus, e mais do que isso, é reconhecer que, tudo aquilo que Deus nos concede, é para a glória de Deus, outro fator importante que é necessários em uma oração.

Usando o modelo de oração do Pai Nosso, o que Cristo quis ensinar, é o que é necessário para uma oração.

- Reconhecer quem é Deus
- Pedir aquilo que desejamos
- Pedir perdão por nossos erros
- Pedir força e proteção
- Reconhecer que tudo que Deus nos concede, é para o louvor do nome dEle.
- Oração é em comunhão (não devemos nos preocupar apenas conosco mesmo)

  Outro ponto importante na oração do Pai Nosso, é que ela está toda no plural. "Venha a NÓS o Teu reino, o pão NOSSO de cada dia NOS dai hoje. Cristo quis aqui demonstrar, que a não devemos nos preocupar apenas com nossos interesses em nossas orações, mas que devemos interceder uns pelos outros, a oração é em comunhão, essa comunhão que digo aqui, não significa que deva orar sempre com outras pessoas, você, pode orar sozinho, só por você, mas é sempre necessário incluir outras pessoas na oração, pedir a Deus por outras pessoas, ainda que essas pessoas sejam firmes, devemos orar uns pelos outros, e a oração do Pai Nosso, já demonstra isso.

Oração é uma só, não existe essas nomenclaturas, toda oração é da fé, pois sem fé, essa oração não é para Deus.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário