sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O Cristianismo e as Finanças

 
Certamente você já deve ter dito ou escutado alguém dizer assim: "Dar oferta pra que? Pra pastor comprar carro novo?
  Vamos, antes de tudo, entender o que é oferta e o que é dizimo.



Oferta

  
  A oferta são itens dado a igreja de forma espontânea, sem esperar nada em troca. As igrejas (templos), têm suas despesas, água para beber, higiene, conforto, energia elétrica, impostos, enfim, a igreja (quando menciono igreja, refiro-me a templos), têm seus gastos, e um anjo não desce do céu para pagar a conta, além desses gastos certos, a igreja possui outros gastos, como copos descartáveis, pão e vinho da ceia, suprimentos do banheiro, são itens pequenos, mas que dão um belo gasto ao fim do mês. Quem de nós, gostaríamos e ir em um banheiro fedorento e sujo? Ou beber uma água em copo descartável reutilizado? Sentaria no chão? E se esse chão fosse concretado, sentaria também? Nos bancos, muita poeira, você usaria? As ofertas são os recursos para manter a igreja funcionando, no entanto, engana-se quem acha que oferta é apenas dinheiro.
  A oferta é tudo aquilo dado a igreja de forma espontânea, ou seja, levar itens de necessidade da igreja ajuda, mas o preferível é o dinheiro, pois a pessoa responsável pelo orçamento da igreja, sabe exatamente de quanto material precisa para cada área, e assim faz o uso do dinheiro de uma forma consciente.
  Espiritualmente, a oferta, é uma demonstração de amor e de fé a Deus, de forma que, mostramos a Deus que o dinheiro não é o deus de nossa vida. A prática da oferta é feita desde os primórdios da humanidade, quando Abel e Caim, ofereciam a Deus daquilo que colhiam e obtinham. Abel, tirava das primícias, ou seja, de tudo que Abel cultivava, antes de pensar em si próprio, ou família, Abel dava ao Senhor Deus aquela oferta, Caim no entanto, dava bem mais a Deus do que Abel, no entanto, Caim dava daquilo que sobrava e é aí que entra a diferença, Deus não precisa de dinheiro, nem de nada, nem a igreja dEle, afinal, a igreja que Deus abriu, Ele é Fiel para sustentar, e, Deus vê é a qualidade da oferta, e qualidade não é o valor, é o que está no coração, isso ficou evidenciado na Oferta da Viúva, que não foi uma parábola, foi um fato. Veja Marcos 12:41-44, Lucas 21:1-4. Os religiosos da época, deixavam no templo, tudo aquilo que sobrava, outros davam a oferta para que todos vissem a oferta que estavam dando, no entanto a viúva, deu o máximo do podia dar, ou seja, tudo. O que é duas moedas de bronze para um templo? Mas para Deus aquela foi a maior oferta recebida.
  Dois erros muito comuns na entrega das ofertas:

Status - Entregamos a oferta de alto valor, para que outros vejam o quão "generosos somos".

Compramos favores - Entregamos a oferta, querendo que Deus prospere nossas vidas financeiras.

Resto - Entregamos aquilo que resta nos nossos bolsos, e apenas isso.

Esses são os erros mais comuns.
  

Dízimo


  O dízimo é a 10º parte daquilo que se ganha, preste atenção, daquilo que se ganha, e não do que se espera ganhar. Quando damos o dízimo daquilo "que se espera ganhar", na verdade é uma oferta e, esperando algo em troca, e oferta não é isso.
  Esses 10%, é aplicado na igreja da mesma forma que a oferta, mas para Deus há a diferença.
  No antigo testamento, uma prática da época, e muito comum também nos dias de hoje de formas diferentes, era na entrega de dízimos, dar animais mancos, cegos, doentes, ou seja, qualquer coisa. Um fazendeiro teve o nascimentos de 100 vacas, então ele dedicava o dízimo, 10 vacas para Deus, mas destas 10 vacas, 2 era doentes, 2 era mancas, 2 eram impuras e 4 eram puras, ou seja, apenas 4 das 10 vacas, eram um sacrifício válido. 
  Hoje, o dízimo virou comércio. "Óh, se não der para dar o dízimo esse mês, dê no outro". "Se grupinho A, ou B, não dá o dízimo, não pode opinar nas decisões financeiras da igreja" (acreditem, já ouvi isso). Dízimo, é uma demonstração de fé a Deus, o dinheiro é para igreja, mas quem recebe o dízimo é Deus. Deus jamais vai querer que passemos fome para dar o dízimo, mas será que somos fieis a Deus aponto de, pegar o dinheiro da comida e dedicar a Deus? Isso é fé, mas hoje o que vemos nas igrejas, é um comércio absurdo. Talvez tenha pastores que vão ler esse texto, ou talvez não, mas vou apontar alguns erros absurdos referentes ao dízimo, que pastores comete, e com isso gera a incredulidade do povo, e as críticas da sociedade pela falta de cuidado e bom senso por parte de várias denominações.

- Envelope de dízimo onde precisa se colocar, nome, telefone e endereço.
Esse, pra mim é um dos erros mais absurdos que têm. Ainda listarei o pior. Pastor, Denominação, quem precisa saber quem deu aquele dízimo é Deus e não o senhor. Meu dízimo é uma demonstração de fé a Deus e não a igreja. Na igreja que participo possui esse método, e eu não uso o envelope de dízimo, eu pego meu dízimo e coloco no gazofilácio, e Deus recebe meu dízimo. Já fui, inclusive criticado, e acusado de não ser dizimista, pois não preencho uso o envelope. Gente, vamos nos atentar, o diabo está a espreita, procurando uma simples falha para acusar a igreja e distanciar as pessoas do evangelho, e hoje, o dinheiro é o maior deus das pessoas. Atitude simplesmente, ridícula, e absurda que causa tanta polêmica. Tenho um versículo para comprovar que essa prática é errada.

Em Mateus 6, Jesus dá várias orientações muito importante sobre fazer as coisas, na frente de todo mundo.
Dê uma lida. Mateus 6.

- Dízimo sendo aceito de qualquer pessoa.
O dízimo é dado apenas por membros da igreja, aceitar dízimo de qualquer pessoa, é no mínimo estranho.

- Dízimo é primícias, dado daquilo que se ganha do trabalho.
Tem gente por aí ensinando que, dízimo é dado de tudo que se ganha. Se o kra ganhou na loteria, tem que dar o dízimo, se achou um dinheiro no chão, tem que dar o dízimo, e não é bem assim que a bíblia mostra, o dízimo sempre foi dado do resultado do ganho do trabalho.

- Devemos dar o dízimo daquilo que queremos ganhar.
Dízimo é daquilo que ganhamos, e não daquilo que devemos dar. Deus, não se compra.

- Dízimo NÃO traz salvação.
Se você acha que dar o dízimo garante a sua salvação, sinto em informa que você está cruelmente enganado. A salvação NÃO VEM de nós mesmos, NADA do que façamos pode nos trazer a salvação, o que nos garante a salvação, é o sangue derramado por Cristo na Cruz, ou seja, é pela Graça de Deus que somos salvos. Dizer que dízimo traz a salvação, é aceitar a indulgência. No século XVI (16) e XVII (17) a igreja católica vendia "lugares no céu" e "certificados" de salvação, é lamentável ver que tais práticas ocorram ainda hoje.

- Dízimo é cumulativo
"Irmã, se não der para trazer o dízimo esse mês, mês que vem dê o dizímo referente a esse mês e ao próximo." Isso é extremamente absurdo. Se o dízimo não foi dado, já era. Não foi dado. O dízimo não é cumulativo, ou uma dívida que temos com Deus. Nossa dívida com Deus foi paga pela morte de Cristo, Deus não quer dinheiro, Deus quer sua fé.

- O dízimo obriga a Deus fazer alguma coisa.
Deus não é obrigado a fazer nada, Deus é soberano, supremo, e Deus faz o que quer, quando quer e da maneira que quer. Nada que façamos, pode mudar a vontade de Deus, se Ele vai abençoar, será por que Ele quer abençoar, Deus não é obrigado a nada, muito cuidado com essa declaração, pois nós estamos na condição de servos e filhos, e em tais condições, não podemos exigir nada de Deus, que é nosso Pai, principalmente por que, Deus nos deu Jesus, para que possamos ser salvos, então, se essa graça já nos alcançou, já é suficiente, ou por que então dizer, "A tua Graça me basta?" Essa "graça", refere-se a salvação, ao qual não tínhamos o direito de ter, mas que agora temos, unicamente por que a graça de Deus nos alcançou por Deus quis. Deus não precisa de nós, para fazer nada, e nós? O que somos sem Deus? Então, se alguém diz que Deus é obrigado a repreender o devorador por que você dá o dízimo, cuidado. O dízimo repreende o devorador, e Deus cumpre por que Ele prometeu isso e não por que Ele é obrigado a fazer alguma coisa, Deus faz simplesmente por ser Fiel e imutável em Suas palavras.


Erros da sociedades e acusações infundadas.

Em todo o capítulo 2 de 1º Corintios, Paulo diz, resumidamente, que quem é da carne, só compreende aquilo que é da carne, e acham loucura as coisas do Espírito, no entanto, quem é do Espírito, ou seja, nascido no Espírito, todas as coisas entendem.

O dinheiro é da carne, a oferta e o dízimo é do Espírito, quem é nascido da carne, vê dízimo e oferta como uma loucura, mas quem é nascido do Espírito, vê o dinheiro como algo carnal, que a igreja precisa para se sustentar, e vê a oferta e o dízimo como algo espiritual, pois Deus recebe e avalia os motivos e abençoa.

A sociedade, sempre vai criticar o cristianismo, pois, nós cristãos, somos malucos. Falamos que um dia Cristo vai voltar e levar todos os salvos para um paraíso sem igual. Isso é ou não é coisa de maluco? Se você respondeu "sim" é por que você é da carne, mas se você respondeu "não" é por que é nascido do Espírito (assim como eu), e cremos nessa promessa divina feita por Deus a todos os salvos, um dia Cristo voltará e nos levará a morar no céu, em glória, adorando para sempre a Cristo, lugar onde não haverá dor, morte, tristeza, onde nosso Deus será o próprio sol, onde as ruas são de ouro, o mar de cristal e lá, viveremos para sempre, pois a morte, não existirá. Até esse grande dia, a sociedade, vai nos recriminar, nos criticar, acusar, mas por outro lado, vamos tomar mais cuidado com nossas ações, vamos ser luz, vamos agir de forma honesta, de forma como a bíblia ensina, sem criar meios e ridicularidades, a bíblia não precisa que a completemos, ela já é completa.

Lembra, vigiai e orai! Vamos orar, para que Deus nos proteja dessa sociedade perversa, mas vamos vigiar em nossas atitudes quanto igreja.








Nenhum comentário:

Postar um comentário